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São Paulo avança no uso estratégico da tecnologia pensando e criando um governo de modernização digital e estruturado em dados.
O SP+Digital integra diversos sistemas do Governo de São Paulo por meio de tecnologia de dados avançada, dando mais eficiência ao que é oferecido ao cidadão e disponibilizando serviços públicos em ambiente digital.
O Portal conecta todos os cidadãos com as diversas fontes de informação oficiais e seguras do governo estadual. Um passo importante nas diversas ações de transformação digital ao modernizar a administração pública com objetivo de tornar os serviços governamentais mais acessíveis e eficientes, reduzindo a burocracia.
No Portal, as pessoas interessadas têm acesso rápido aos serviços públicos que estão disponíveis on-line e de forma remota. Além disso, podem consultar ou solicitar dados e informações de forma prática e segura.
Trajetória
Visão integral do cidadão
O cidadão deve ser visto em sua integralidade. É por isso que o Governo do Estado de São Paulo também investe na transformação digital, para integrar seus diversos setores, entidades, dados e serviços, facilitando o acesso àquilo de que o cidadão necessita.
Com essa visão, o Portal SP+Digital é o canal que distribui essas informações – uma ferramenta a serviço de todos.
Trajetória de transformação digital
Em 2019, o Conselho Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Coetic) foi reestruturado para apoiar o governo e garantir mais avanços no processo de transformação digital. Suas atribuições são analisar e aprovar políticas e fixar diretrizes gerais e estratégicas relacionadas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
A partir disso, destacam-se iniciativas como o Centro de Excelência de Transformação Digital (CETD), criado com o objetivo de promover e aperfeiçoar as políticas públicas relacionadas à transformação digital, à governança de dados e informações, à segurança da informação e à proteção de dados pessoais no âmbito da administração estadual. Em sua fase inicial, o CETD tem como foco a capacitação interna dos gestores, dos servidores e dos agentes públicos nas mais recentes tecnologias em uso e nas possibilidades de soluções digitais para as administrações públicas.
Governança de Dados e Informações
Na dinâmica das políticas de governança, o Comitê Gestor de Governança de Dados e Informações do Estado de São Paulo celebra, em 2021, a criação da Política de Governança de Dados e Informações (PGDI), que estabelece os parâmetros para as boas práticas em segurança da informação, a privacidade e a proteção de dados pessoais, além da gestão de dados e informações de responsabilidade do governo estadual.
O documento aponta para uma definição de políticas de gestão de dados e informações norteadas pelos princípios de interconexão entre os diversos setores; responsabilidade pela segurança de dados e informações; criação de meios de acesso; organização e intercâmbio de informações intersetoriais e incentivo à integração na administração pública.
